Dia Mundial sem Carro mobiliza moradores de cerca de 1.800 cidades

Brasília – O Dia Mundial sem Carro mobiliza neste ano cerca de 1.800 cidades em todo o mundo, segundo a organização não-governamental Instituto da Mobilidade Sustentável Rua Viva, que coordena, no Brasil, a 7ª jornada Na cidade sem meu carro, promovida pelo Ministério das Cidades.

O Brasil está engajado desde 2001 na campanha, iniciada um ano antes a partir da preocupação de países europeus com o comprometimento da qualidade de vida e os problemas ambientais gerados pelo crescimento da utilização de automóveis. Já em 1998, os franceses começaram a realizar campanhas que mobilizaram 35 cidades no país.

Neste ano, cerca de 60 cidades brasileiras estão engajadas ao movimento, mas o trabalho de conscientização da população para reduzir o uso de automóveis começou há sete anos em Porto Alegre (RS), Caxias do Sul (RS), Pelotas (RS), Piracicaba (SP), Vitória (ES), Belém (PA), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Joinville (SC) e São Luís (MA).

Opa! Como assim? Caxias do Sul? A única cosa que vi foi uma funcionária da secretaria dos transportes ir pedir apoio (gente pedalando) no passeio que seria feito hoje (deve ter sido cancelado ou modificado para passeio de caiaques).

Rio de Janeiro e São Paulo participam pela primeira vez da jornada neste ano. E para comemorar o dia sem carro as prefeituras promoveram passeios ciclísticos, caminhadas, eventos culturais e esportivos, painéis sobre transporte e trânsito, espetáculos teatrais, entre outros.

Fonte: Agência Brasil