José Bento Pessoa

Este artigo é uma contribuição do Antonio Carlos Alves. Grazie!

jose bento pessoaA história nos surpreende quando descobrimos, por exemplo, que o vencedor do Primeiro Campeonato Espanhol de Ciclismo de Estrada foi um português.

José Bento Pessoa nasceu em 1874 em Portugal, e sempre praticou esporte como a natação, o remo e o atletismo. O ciclismo viria depois em razão de uma contusão. Numa queda ele fraturou o tornozelo e a recuperação estava complicada quando o médico o aconselhou a fazer exercícios de bicicleta.

Certo dia, em 1891, com 17 anos ele assiste a uma prova de ciclismo e aí nasce a sua paixão pela modalidade que o tornaria famoso, e seria assim o primeiro português detentor de um recorde mundial.

Em 1897 com apenas 23 anos ele participa e ganha o I Campeonato Nacional de Espanha, prova que ficou conhecida como “Os 100 km de Ávila”. Vinha catalogado como um bom sprinter e “a sua inclusão na prova de fundo não deixou de fazer sorrir alguns ciclistas e dirigentes. E maior surpresa seria quando viram o ciclista português com uma bicicleta de pista… mais tarde (este episódio foi contado pelo próprio José Bento Pessoa) um dirigente espanhol ao perceber que ele correu com uma bicicleta de pista, incrédulo não se conteve, e exclamou penalizado, isso foi incrível, mas se você me tivesse dito eu teria lhe conseguido uma boa bicicleta de estrada para esta prova e a sua vitória seria ainda mais tranqüila e menos sofrida!” (in Biografia de José Bento Pessoa, Romeu Correia).

Segundo a própria imprensa espanhola foi uma grande vitória do atleta português. Nesse mesmo ano, meses depois, José Bento (assim era conhecido na Espanha) bate o recorde mundial dos 500 metros, em Madrid, e ainda nesse mesmo ano ele bate o seu próprio recorde.

Conhecedores da sua fama ele foi contratado por uma firma francesa e parte do sucesso da sua carreira foi feita na Espanha, França, Alemanha, Suíça e Bélgica. Raramente perdia uma prova.

Bento Pessoa torna-se um ídolo do ciclismo da época e sempre que voltava à sua terra natal era recebido com muita festa e as homenagens se seguiam por vários dias.

Anúncios

Comentários encerrados.