Criterium e Ciclocross

Atendendo a pedidos:

Criterium é uma corrida curta, disputada em circuitos urbanos (ruas do centro da cidade) de pequena distância (algo em torno de 1 a 3Km) em várias voltas.

A prova toda não chega a ter 100Km de distância ou é disputada sob a forma de tempo (1 hora, 2 horas…).

É fácil de organizar, possibilita ao público uma visão privilegiada dos seus ciclistas favoritos, dispensa apoio móvel e outras coisas mais complicadas (qualquer semelhança com provas disputadas no Brasil não é mera coincidência).

Quanto mais curta a prova, mais intensa ela é. Essa é uma regra dessa e de outras modalidades (claro, no caso de uma prova disputada “nas vera”).

Os criteriuns são muito populares após a realização do Tour de France (esse ano tivemos o Draai van de Kaai et Lommel lá no mês de agosto: a disputa foi para o sprint com Cavendish, Contador e Frank Schleck. Claro que Cavendish sprintou com uma mão só e estava usando tênis. Na prática significa que muitos deles são apenas como “exibição” possuindo pouco ou nenhum valor esportivo.

Claro que existem outros tipos de “criteriuns” a exemplo do Criterium du Dauphiné Libéré (um “mini-tour de France”) ou o Criterium International. Essas provas são disputadas em dois ou mais dias e é comum que existam etapas “quebradas”, como por exemplo estrada de manhã e CR à tarde.

Ciclocross: fiz esse artigo no ano passado: https://magliarosa.wordpress.com/2009/01/26/4387/

Anúncios

2 Responses to Criterium e Ciclocross

  1. Antonio Carlos Alves disse:

    Foi mesmo Zaka, inclusive o artigo do Ciclocross foi um dos melhores deste blog.

    Mandou bem o artigo sobre Criteriuns.

  2. Will Barbosa Bike e etc. disse:

    como sempre nota 10! Parabéns!