UCI Track World Cup 2009-2010, Manchester

Sessão 1 – Sexta, 30 de Outubro
Qualifying: Women’s Sprint, Scratch Race, Men’s Individual Pursuit, Keirin, Points Race

Sessão 2 – Sexta, 30 de Outubro
Finals: Men’s Individual Pursuit, Keirin, Kilometre TT, Points Race; Women’s Sprint, Scratch Race

Sessão 3 – Sábado, 31 de Outubro
Qualifying: Women’s Team Sprint, Individual Pursuit, Points Race; Men’s Sprint, Madison

Sessão 4 – Sábado, 31 de Outubro
Finals: Women’s 500m TT, Individual Pursuit, Team Sprint, Points Race; Men’s Sprint, Madison

Sessão 5 – Domingo, 01 de Novembro
Qualifying: Women’s Team Pursuit, Keirin; Men’s Team Pursuit, Scratch Race

Sessão 6 – Domingo, 01 de Novembro
Finals: Men’s Scratch Race, Team Sprint, Team Pursuit; Women’s Keirin, Team Pursuit; JKA Keirin (exhibition)

ATUALIZAÇÃO: acompanhe os resultados por aqui (dica do Leandro).

Partindo da suposição que a pista é oficial (250 metros) o ciclismo de pista pode ser dividido em duas categorias: sprint e resistência.

Os eventos são disputados sob a forma de “chaves” com eliminatórias. Esse é um dos motivos do sucesso da modalidade: o público assiste a inúmeras provas durante um dia, num ambiente climatizado (quando falamos em velódromos cobertos), com segurança, conforto e muita emoção: na sua frente pode ver um sprint a 80Km/h.

Sprint

Quilômetro (masculino) e 500 metros TT (feminino): um contrarrelógio partindo da imobilidade.

Team Sprint: três ciclistas competem por três voltas na pista (masculino) ou duas ciclistas e duas voltas (feminino). Após a primeira volta o ciclista da frente sai da competição, deixando o segundo da equipe que sairá da competição na segunda volta, deixando o terceiro completar a prova e registrar o tempo. O objetivo dos dois primeiros é dar proteção e vácuo. A prova geralmente é disputada por duas equipes que partem de lados opostos da pista.

Keirin (em japonês, luta) é uma prova em que os ciclistas vão para o sprint após completar uma série de voltas atrás de uma moto especialmente desenvolvida para esse fim. Até a saída dela os ciclistas não podem ultrapassá-la. Restando duas voltas e meia ela sai para a direita e então eles partem para o tudo-ou-nada. Extremamente tático e exigente, montado com eliminatórias, repescagem e finais.

Match Sprint é uma disputa simples entre dois corredores por três voltas na pista.

Eventos de Resistência (endurance)

Perseguição Individual é uma prova onde dois corredores partem de lados opostos da pista, parados e literalmente perseguem o adversário. A prova tem 4000 metros para os homens e 3000 metros para as mulheres. A prova é vencida por quem cruzar a linha primeiro ou quando ocorrer a ultrapassagem de um deles. É complicado de assistir e saber quem venceu quando são dois corredores com nível muito parecido.

Perseguição por equipes é a versão coletiva da perseguição individual. A diferença é que são quatro corredores por equipe (na masculina ou três na feminina). É uma prova lindíssima de assistir: o ciclista da frente fica na frente apenas uma volta, sai para a direita e em seguida volta ao final da fila. Assim como a perseguição individual, vence a equipe (terceiro homem e segunda mulher) que cruzar a linha primeiro ou quando houver a ultrapassagem. No caso de um membro da equipe cansar, pode abandonar a prova sem prejuízo (desclassificação) para time.

Points Race é uma prova de grupo (20 a 30) em que os corredores competem por 20, 30 ou 40Km. O objetivo é ganhar pontos e vence quem somar o maior número. Os pontos podem ser somados nos sprints intermediários (a cada 10, 20, 25 voltas) ou nas ultrapassagens (voltas sobre os demais). Exige velocidade, resistência, sprint e inteligência. Alianças são formadas e quebradas rapidamente.

Madison é uma prova plástica, de pontos em equipes. Disputado normalmente em duplas, onde apenas um dos corredores está efetivamente na prova. Um dos corredores fica na faixa ao alto, esperando o seu companheiro quando ele deve emparelhar e ser “estilingado” (movimento difícil de explicar em palavras). Evento altamente técnico, difícil de correr e assistir mas muito emocionante: nunca estamos sem movimentos de trocas. A equipe vitoriosa é aquela que somar mais pontos, mas ao contrário da Points Race, ultrapassagens não dão bônus, mas a equipe que somar mais voltas tem prioridade e vencem a prova independente do número de pontos. Uma diferença sutil que muda muito a estratégia de corrida.

Scratch Race é uma corrida em grupo  realizada por 10, 15, 20 ou 25Km. Vence quem chegar na frente. A mais simples de assistir e entender.

17 respostas para UCI Track World Cup 2009-2010, Manchester

  1. Leandro disse:

    Pagliarini, Robson Dias e Sumaia Ali estreiam pelo Brasil hoje.

    • Zaka disse:

      Considerando que são só os 3, podem participar das seguintes provas:
      – quilômetro e 500 metros
      – keirin
      – match sprint
      – perseguição individual
      – pontos
      – madison
      – scratch

  2. Leandro disse:

    Isso. A Sumaia já ficou de fora na primeira eliminatória do sprint…
    A distância entre o ciclismo nacional e o restante ainda é muito grande e os resultados não podem ser vistos de forma absoluta, ficou em 22 em 29.
    Acho que foi um bom começo.
    Vamos ver o paglia logo mais nas eliminatórias por pontos e o Robson na perseguição individual
    Confira por aqui http://www.tissottiming.com/sports/cycling/track/classics2009_manchester/index.htm

  3. josé disse:

    QUEM COMPETE HOJE NA COPA DO MUNDO É THIAGO DUARTE NARDIN (PERSEGUIÇÃO INDIVIDUAL) CONTRA KUPERASOV KONSTANTIN DA RUSSIA, ROBSON RIBEIRO DIAS COMPETE HOJE NO KM E PAGLIARINI NA PROVA POR PONTOS
    ABRAÇOS

  4. Leandro disse:

    tem razão, José.
    Enfim, todos os brasileiros competem hoje então!!

  5. eliel balbino disse:

    Caramba….me apaixonei pelo ciclismo de pista qd assisti pela primeira vez….gosto de todas as provas….quero treinar pras provas de fundo….mas gosto de assistir as provas de sprint….as finais da velocidade individual costumam ser incriveis batalhas….o madson é uma loucura…..mas a minha prova preferida é o Keirin…..uma verdadeira luta mesmo….qd sai a moto…o bixo pega..é muita emoção….nessas horas eu queria ser sprintista pra correr uma prova dessas….

  6. Leandro disse:

    Pista é muito empolgante. O que dificulta um pouco são algumas regras…tem hora que você perde o que está acontecendo.

    A disputa entre Chile e Colômbia na prova de perseguição por equipes no Pan do Rio foi um dos eventos mais excitantes que eu já presenciei na vida…de tirar o fôlego e ficar de boca aberta.

  7. josé disse:

    RESULTADO PERSEGUIÇÃO INDIVIDUAL EM MANCHESTER THIAGO DUARTE NARDIN EM 17 LUGAR COM 4.42.940 à 1 SEG DO RECORDE BRASILEIRO DE ALEX ARSENO…(AQUELE MESMO)QUE FOI NO PAN DO MÉXICO DESTE ANO E BATEU O RECORDE… COMO FOI PEGO NO DOPING ANTES DO PAN PELO JEITO NOVO RECORDE BRASILEIRO DE PERSEGUIÇÃO INDIVIDUAL É DO JOVEM DE 21 ANOS THIAGO NARDIN
    PARABÉNS!!!

  8. eliel balbino disse:

    Demorou pro Alex perder tudo q conquistou depois da amostra positiva – Brasileiro, medalha de prata no madson do pan…..recorde nacional da perseguição….tudo…alguem tem alguma noticia a respeito?

  9. josé disse:

    ALEX ARSENO NÃO FOI PRATA NO MADISON, E SIM THIAGO DUARTE NARDIN E MARCOS NOVELLO QUE CONQUISTARAM MEDALHA DE PRATA NO PAN DO MEXICO DESTE ANO
    ABRAÇOS

  10. Leandro disse:

    A medalha no Pan foi do Nardin com o Marcos Novello.
    O Arseno fez prata no Pan com 4min45s??? creio que não.

    É uma questão de tempo ele perder. O time de Pinda já está fazendo uma camisa de campeão brasileiro para Flávio Cardoso, que herdará o título.

  11. Leandro disse:

    perdão, 4min42

  12. ronaldomoura disse:

    No Pro Cycling eu ganho às vezes no sprint individual. Na prova por pontos ainda apanho

  13. eliel balbino disse:

    Ops…..me empolguei quando listei os results do Arseno….de fato foi o Tiago Nardin de Sao Caetao, ele substituiu o Armando Camargo que adoeceu e foi prata ao lado do Novello…..Quem bom saber que o Alex Arsénico (rsrs) terá que aposentar a camisa de Campeão Brasileiro…..que a justiça seja feita….

  14. Sara Ali disse:

    Quero notícias da minha irmãaa… A Sumaia Ali, como ela está na competição….

    • Zaka disse:

      Depois de concluído vou fazer um post só com todos os resultados. Mas por enquanto:
      – sessão 1 sprint: ela fez o 22o. tempo
      – sessão 4 500 metros: 16o. tempo (como parâmetro, 4 segundos atrás da Victoria Pendleton)