Jeannine Longo

Jeannine (Jeannie) Longo nasceu em 31 de outubro de 1958 em Annecy, França. Hoje é, portanto seu 51o. aniversário.

jeannie1

Sem dúvida, dentre suas inúmeras virtudes, destaca-se sua natureza competitiva e sua longevidade num esporte onde algumas de suas concorrentes ainda não haviam sequer nascido quando ela participou de sua primeira olimpíada e outras tantas também não estavam no útero de suas mães quando ganhou o primeiro mundial de estrada em 1985.

Sua carreira veio de outro esporte que tem uma certa afinidade com o ciclismo: o esqui alpino (aquela modalidade onde o esquiador além de deslizar precisa também subir morros). Seu primeiro título foi em 1973 (Campeã Européia Júnior). Depois de vencer campeonatos universitários, a pedido de seu treinador (e posteriormente seu marido) mudou para o ciclismo e poucos meses depois conquistou o título francês com apenas 21 anos.

jeannie2

Até hoje ela acumulou mais de 30 medalhas em mundiais e jogos olímpicos. Foi cinco vezes campeã mundial de estrada, quatro vezes campeã mundial de CR e quatro vezes campeã mundial de pista. Na França seu domínio chega a ser ridículo: quinze vezes campeã de estrada e oito vezes campeã de CR. É tão versátil que foi prata no mundial de XC (mountain bike) em 1993. Na Grand Boucle (Tour de France versão para mulheres) conquistou três vitórias na classificação geral. Possui nada menos do que 38 recordes mundiais. No total já somou 1070 vitórias, número que pode aumentar, pois continua na ativa.

jeannie3

Em 2008 ela foi convocada para defender o seu país na sua 7a. olimpíada, quando declarou que seria a última e acabou a 33 segundos da vencedora (Nicole Cooke) que tinha apenas 1 ano de idade quando Jeannie participou das Olimpíadas de Los Angeles e na prova de CR acabou a apenas 2 segundos da medalha de bronze.

Além da carreira desportiva, destaca-se também no campo acadêmico: é formada em matemática, possui MBA e é doutora em gestão esportiva. Juntamente com seu marido mantém uma equipe de ciclismo feminino destinada a revelar jovens talentos. Possui uma empresa de suplementos alimentares (Vitt’All+) e já escreveu vários livros sobre os segredos da longevidade e de sua dieta (é vegetariana).

jeannie4

Se não bastasse, é uma pianista de talento e costuma apresentar-se no Festival Internacional de Piano de Besançon.

Site oficial: http://jeannielongo.free.fr/

jeannie5

Anúncios

7 Responses to Jeannine Longo

  1. Antonio Carlos Alves disse:

    ZAKA

    Jeannie Longo A RAINHA

    Esta foi a reportagem que eu mais esperava, para que todos possam recordar o feito da maior ciclista de todos os tempos.

    Obrigado ZAKA

  2. Domenico disse:

    Fantástica!
    Esse post me fez lembrar de outro grande.
    Graeme Obree não ia tentar quebrar o Recorde da Hora esse ano? Sabe alguma coisa à respeito? procurei na internet alguma data ou algo assim mas só achei algumas coisas na Bike Radar…

    Grande abraço!

  3. ronaldomoura disse:

    Esse vai pros melhores do ano, com toda a certeza

  4. Pedro (Barcellos Sports) disse:

    Parabéns Jeannie!!!
    Como disseram.. A Rainha do ciclismo!!! Essa aí pra aparecer outra vai demorar…

    Fico feliz em fazer parte desta história!!

  5. Will Barbosa Bike e etc. disse:

    como diria aqui no interior: “RÁILÂNDERRRRR” rs
    é no mínimo impressionante. que coisa de outro mundo!

  6. Ivan-MS disse:

    Vitoriosa nas estradas, nas pistas e na vida. Belo exemplo. Parabéns!

  7. eliel balbino disse:

    Mulher de verdade…heroina de verdade……essa sim….