Médias horárias Tour x Giro x Vuelta

O comparativo final.

media_tourxgiroxvuelta

grafico_media_tourxgiroxvuelta

4 respostas para Médias horárias Tour x Giro x Vuelta

  1. Conrado Calvet disse:

    Zaka,

    Eu tava pensando aqui sobre esse aumento de velocidade, eu acho que seria interessante uma análise das bicicletas e seus componentes, que podem ter uma grande influência nesse aumento. Se você pensar que nas primeiras grandes voltas as bicicletas deviam beirar uns 20kg e hoje em dia temos bicicletas de 6,8kg, ou seja, uma redução de mais de 50%. Esse pode ser um dos motivos, isso sem contar que hoje em dias os rolamentos de cerâmica apresentam um baixíssimo coeficiente de atrito, se compararmos com os “rolamentos” de esferas livres do passado temos um pulo gigantesco de qualidade de equipamento.

    Bom é claro que o atleta em si teria mais influência, mas será que se pudéssemos pegar uns desses intrépidos que disputavam corridas de bicicleta antigamente e colocássemos ele em cima de uma bicicleta atual ele não seria capaz de rodar em uma velocidade mais alta?

    Abraços
    Conrado

    • Zaka disse:

      Conrado,
      Claro que tem MUITA influência. Não esqueça também dos pneus mais finos e das estradas melhores. As primeiras etapas de montanha eram disputadas em estradas de terra.
      E repare também no físico dos ciclistas e as mudanças que ocorreram nesses anos.

  2. Conrado Calvet disse:

    Eu acho que vale lembrar sempre essas coisas e reportar todas as evoluções pq tem muita gente que fica num saudosismo louco e acaba achando que essas velocidades são inumanas e colocam todos os créditos ao doping.

    Eu vou tentar fazer um levantamento dessas informações e montar uma tabelinha parecida com a sua para complementar esses estudos.

    Abraços
    Conrado

  3. José Carlos SBC/SP disse:

    Fico imaginando Eddy Merckx pedalando uma bike de hoje…..