Volta de Caxias 2009 – Resultados

Agora vou à busca de fotos.

Volta de Caxias 2009 – Resultados

Na etapa de sábado os ciclistas percorriam um circuito de 30Km (estrada, nada de avenida com canteiro) na localidade de Mato Perso. É um circuito relativamente plano para a nossa região, mas seletivo.

As categorias Estreante, Veterano, Feminino e Juvenil faziam apenas uma volta (30Km). As Master, duas (60Km) e o restante 90Km.

Na primeira passagem pelo quilômetro 30 o grupo de favoritos estava compacto. O resto do pelotão estava tão picado que era difícil saber quem estava na frente. Um pequeno acidente quando um estreante foi sair do circuito para a chegada e foi ‘abalroado’ por um elite que iniciava o sprint na descida foi o único incidente que presenciei.

Como o grupo estava todo picado, tivemos poucas chegadas no sprint, mas uma das mais emocionantes foi entre um pequeno grupo de estreantes onde o meu amigo Augusto levou a melhor (já estava avisado: perderia o patrocínio se não ganhasse no sprint). Nas outras categorias as chegadas foram mais tranquilas.

Na segunda passagem dois ciclistas da elite apareciam destacados com quase 1 minuto: Cleiton Fadanelli da Acaci e Everson de Assis da Acivas/Betos Bike. Nessa volta tivemos a chegada das categorias Master, igualmente sem sprint.

Na última volta o ciclista da Acivas passa sozinho: Cleiton teve um problema mecânico e foi obrigado a abandonar a prova. Assim tivemos uma chegada tranquila, com quase 6 minutos de vantagem para o restante do pelotão que chegou sprintando.

Ontem tivemos a disputa do contrarrelógio com saída de Mato Perso: uma distância de 12Km com, digamos, 70% do trecho em subida ou falso plano. Rafael Silva, da Dorita de Brusque foi o vencedor com 17″59’37.

Não entendi muito bem o motivo, mas a classificação da prova não levava em conta os tempos: era atribuida uma pontuação pela colocação obtida em cada etapa (no caso de empate, o contrarrelógio era a balança). Me parece que isso tira um pouco do brilho: o pelotão da elite ao ver que o ciclista da Acivas/Betos Bike estava bem adiantado, passaram para a marcação entre si, pensando apenas no sprint (afinal, 1 hora atrás ou 1 minuto era a mesma coisa).

Onde estou? Clique para descobrir

Mais fotos no INEMA.

Anúncios

6 Responses to Volta de Caxias 2009 – Resultados

  1. eliel balbino disse:

    Tava torcendo pro meu amigo Cleiton….prata da casa….pena ele ter tido problemas….

  2. Alberto Mussatto disse:

    Mas capaz que decidiram a classificação assim? Tinha que ser por tempo… na minha opinião, se decidiram fazer por pontos, então que pelo menos tirassem a Elite dessa regra… a Elite deveria ser por tempo, pq o cara seria obrigado a dar tudo de si pra tentar pódio e a prova talvez seria mais disputada e mais expectativa entre os atletas. Mas falando em pódio, não consegui ir assistir, teve Podium Girls? 🙂

    • Zaka disse:

      Pior… fizeram… aí aconteceu o que eu falei: quando o carinha de Carazinho se mandou na frente e o resto da elite percebeu que não dava pra ir buscar, a diferença só aumentou. Coisa óbvia né? Pra quê se esforçar, desgastar se 6 minutos era igual a 1? Eu acho, na minha ignorância, que precisa valer o TEMPO sempre.
      Não… sem podium girls 😦

  3. Alberto Mussatto disse:

    hehehhehehhehe… fico imaginando no lugar do podium girls o alemão da FGC e com direito a beijo ainda. COm certeza, volto a dizer, é isso aí, TEMPO sempre, todo o brilho de um CR em uma prova como essas, simplesmente não existe. Vi as fotos,legal, algumas panoramicas até lembram a subida do Alpe d’Huez O_o… é aqui não tem pra ninguém, te mete! 🙂

  4. Marcelo Indicatti disse:

    Prova bem bacana de correr pena mesmo que foi por pontos!

  5. Bortolin disse:

    Parabéns ao Everson, um cara muito lutador, gente fina!