Volta de Santa Catarina

No ano passado foi a chuva. Nesse ano foi a falta de dinheiro.

O fato é: a prova por etapas mais montanhosa do país não terá a sua edição em 2010.

A causa da falta de dinheiro foi uma confusão ocorrida entre a Secretaria de Turismo e Esporte do estado catarinente e a Federação Catarinense de Ciclismo.
 
Vamos ao início da história.
 
 Em 2008 a prova não foi realizada na época programada devido às fortes chuvas que arrasaram com parte do estado onde a prova passaria (e também para não criar uma imagem ruim de “não tô nem aí”).
 
Assim, a prova de 2008 foi realizada em 2009 (abril). E, para a Secretaria, a verba gasta nessa prova seria a reservada para esse ano (quando na verdade era a reservada para 2008). No entanto, não havia nenhum projeto protocolado para essa edição (a real de 2009) cujo prazo encerrou em setembro (a Federação comeu mosca?).
 
E a lei é clara: sem projeto, sem dinheiro.
 
E agora, a Federação precisa correr: hoje (30 de novembro) é a data limite para entregar projetos para o ano de 2010.
 
Ou seja: o que é ruim, pode ficar pior.

Anúncios

15 Responses to Volta de Santa Catarina

  1. Jucaxc disse:

    Já tem poucas provas de estrada no pais , e não acontecendo a melhor , dificil e glamourosa volta calendário nacional . Onde vamos parar ?

  2. José Carlos SBC/SP disse:

    O que falta é alguma TV investir nas provas. O que se falou em ciclismo na tv este ano? Apenas sobre doping. Repito, a Globo não vai falar nada de ciclismo, simplesmente porque trata-se de um esporte olimpico (Rede Record/Londres12), lembra???

  3. José Carlos SBC/SP disse:

    Para ver como a categoria está largada, não consigo achar na net nada do resultado da Copa VO2 (desafio….), alguem pode me ajudar ou eu é que sou meio devagar??

    • Zaka disse:

      Não, você não é devagar. Devagar é a divulgação… Tenho um amigo que foi participar do desafio, acho que ele volta de viagem e vai contar antes da organização.
      Basta ver que a prova que teve nesse final de semana na minha cidade ainda não teve os resultados divulgados (por azar e graças ao Murphy, minha digital resolveu não funcionar e não consegui fotos).

  4. Leandro disse:

    Oi José Carlos,

    você encontra o link pros resultados no http://www.prologo.com.br/copavo2 e no fórum do pedal

    Mas pode ir direto em http://www.championchip.com.br

    sobre a Volta de SC 2010, sei que ela tinha sido transferida de abril (data da UCI) para setembro (data tradicional da prova), mas vai ter que mudar de novo…complicado. Torço por eles conseguirem, é uma prova muito importante e empolgante do calendário.

  5. Anderson disse:

    Uma pena nao ter essa prova. Ja sao poucas as que chamam a atencao e quando nao é realizada entao, fica uma lacuna no esporte. Nao se programaram, agora deu.
    A TV poderia transmitir, ao inves de passar tanta porcaria.
    Falta estrutura, faltam pessoas competentes, falta…

  6. Leandro disse:

    Anderson, como a TV vai passar uma prova que seria em abril, transferem para setembro, mudam de novo e se bobear vai ser cancelada?

    O ciclismo tem que se tornar um produto mais sério e atraente para ser comercializado. os caras precisam entender isso.

    • Zaka disse:

      Uma das transferências tem uma boa justificativa (o alagamento do estado) e até a UCI concordou com isso. O que eu não consegui captar ainda é: de quem foi o esquecimento em protocolar o projeto?

  7. Leandro disse:

    Só para efeito de comparação, quem forneceu o telefone celular na inscrição para a Copa Vo2 recebeu seu resultado via SMS às 13h de domingo, ou seja, ao final da prova. Pouco depois, eles já estavam disponíveis na internet.

    Quando fazem a prova com chip é mais fácil.

    No Granfondo, os resultados eram online…Os caras iam completando e eles colavam em um mural.
    No Márcio May, mesmo sem chip, os resultados subiram no dia seguinte no site.

    • Zaka disse:

      Com chip é tudo mais fácil. No ano retrasado fiz a cronometragem de uma prova (Volta de Teutônia) válida pela Camp. Gaúcho. Nós estávamos conectados à web e os resultados apareciam no site do fabricante do equipamento (no evento que cadastramos para a prova). Ou seja: além dos resultados on-line no local da prova, disponibilizávamos o mesmo para o mundo inteiro.
      Pena que foi uma ‘experiência’ para a federação e não foi considerado como oficial no dia e nem mantido (nas fotos da prova de Caxias é possível ver os comissários com pranchetas anotando os números depois que os ciclistas passam).
      Leandro: curiosidade profissional: qual o equipamento que é usado nessa prova (fornecedor do chip e software)?

  8. Leandro disse:

    Zaka, não sei qual o equipamento, sei que a empresa que faz o serviço é a champiochip, que faz todos as cronometragens da Editora Esfera Br, que inclui a Copa VO2, provas de corrida de rua e outros.

    Sei que a CBC comprou 600 chips para usar em provas nacionais (foram usadas no granfondo). Uma tecnologia mais nova e mais fácil de colocar no garfo (ele vem com uma borracha que protege o contato. Acredito que é possível solicitar o equipamento em provas válidas pelo ranking nacional.

    Sem julgar nada (num sei pq o projeto não foi protocolado ou se já foi…), todo o projeto da Volta de SC quem responde é o presidente da Federação Catarinense. Conheci ele na prova do Márcio May, um cara inteligente e articulado. Espero que ele consiga dar a volta por cima em relação a isso. Até pq, devemos ter vários eventos internacionais de ciclismo em SC em 2010, incluindo o Mundial Master.

  9. Thomas disse:

    Zaka, até hj ninguém entende porque a FGC não adotou os chips. Fim da picada!

    • Zaka disse:

      Pois é. Eu reconheço o esforço que a federação faz com os poucos recursos, mas cada vez que eu vejo comissários com as pranchetas anotando os números das costas dos competidores tenho um arrepio…. de novo escutei alguns comentários a respeito das posições divulgadas (gente dizendo que tinha acabado mais na frente, mais atrás…).
      Abraço

  10. Thomas disse:

    putz, agora que vi, esse neu post era pra ser no tópico da Volta de Caxias….foi mal …