Copa da República 2009

É nesse domingo a volta na quadra Copa da República 2009 realizada tradicionalmente nos últimos dois anos na capital brasileira.

http://www.yescom.com.br/copadarepublica/2009/portugues/index.asp

Altimetria:
__________________________________________________

Mapa:

Transmissão: Rede Globo, durante o Esporte Espetacular no intervalo do campeonato varzeano de bolinha de gude.

32 respostas para Copa da República 2009

  1. cuidado ciclistas: levem dinheiro nos bolsos das camisas ou pedem ter suas bikes roubadas…

    • Zaka disse:

      E avisem os pilotos das motos pra acelerar mais forte nas saídas de curva ou derrubam mais gente (como fizeram no ano passado).

  2. que lugarzinho pra uma corrida de bike….

  3. Sílvio disse:

    Volta na quadra?!?!?!?!?! Hahahahahahahahahahaha

  4. chikoalencar disse:

    Olha, nada contra a esplanda dos ministérios, mas na parte central de Brasília existe muito mais áreas que dariam para usar na prova, acho corridas de circuitos legais mas eles podiam aumentar a distância sem se distânciar muito da esplanada, entrando no setor de clubes e voltando como muitas corridas (a pé) fazem como por exemplo a corrida da adidas: http://o2porminuto.uol.com.br/circuitodasestacoes/bsb/images/percurso_estacoes_DF_2009.jpg
    ou se quisessem fazer algo mais longo usar o percurso do 70.3 (meio iron) de 2006

    • Zaka disse:

      Exatamente… numa cidade daquele tamanho com praticamente 100% de asfalto, é uma falta de criatividade fazer isso (claro, se não lembrarmos da questão logística de transmissão, que deve pesar MUITO para a escolha do atual trajeto).

  5. Gustavo (Campinas - SP) disse:

    Pô galera, admiro e respeito muito a opinião de todos, mas ficar criticando o pouco espaço que temos não é legal não. Tudo bem que não podemos nos conformar com pouco, mas é esse pouco ou nada.
    Pensando em cultura, não temos a minima tradição no ciclismo. Com excessão de quem pedala e AMA o ciclismo, quem que vcs conhecem que tem paciencia pra ficar vendo 2, 3, 4, 5, 6 horas de pedal, vamos ser sinceros, ninguem. Então pra vermos o esportes que amamos crescer, temos que dar algum tipo de credito a quem tenta fazer um pouquinho. Concordo que as transmissões não são das melhores, os narradores não entendem nada do que tão falando, mas pensem bem, sem isso quando que nós vemos o nosso esporte na tela aberta, sem ser p/ falar de doping.
    Abraço a todos.

    • Zaka disse:

      Nem lembrei dos locutores que não entendem bulhufas e ficam dando destaque para quem está na frente naquele momento ou citando dois ou três sprinters mais conhecidos.

      Não falo também de uma transmissão de 3 horas. Mas a prova PODERIA ter 3 horas e a transmissão dos últimos 30 ou 20 minutos, com um percurso que incluisse curvas pros dois lados (não só de 90o pra esquerda), que tivesse uma lombadinha de 300 metros pra vermos (ou possibilitar) algumas tentativas de fugas mais bonitas.

      Enfim: uma prova de ciclismo como deve ser.

  6. Zeca Blak disse:

    Zaka,
    Acho que senti um leve tom de ironia nesse post. “Volta na Quadra”, altimetria e mapa do percurso… Ehehehehehe
    Gustavo, realmente transmitir uma prova inteira em TV aberta seria até prejudicial pro ciclismo. Por isso sempre defendi transmissão de ciclismo em canais fechados, vide Tour na ESPN (além do vt da Paris-Roubaix). A crítica vai pra qualidade da transmissão. Na volta de São Paulo deu vergonha ouvir o Cléber Machado narrando a chegada e motos dando vácuo pros ciclistas na chegada. Sei lá, apoio mas sacaneio.

  7. Rogério Yokoyama disse:

    Oremos.

  8. Jucaxc disse:

    Ow Emilio , mas você está falando de qual tipo de ladrão ? lá tem os normais e os de gravatas ?
    kkkkk
    O primeiro ciclista que cruzar a chegada vai ser incluido no mensalão do DEM ! o belo prêrmio ! poderá encher com $$$$ os 3 bolsos da camisa , a cueca , as meias …

  9. Rogério Yokoyama disse:

    Poderia ser pior………Imaginem o Galvão Bueno narrando o sprint final :
    “Vai que é sua Nilceu !!!!! ”
    “Pedala, Pedala, Pedala Chamorrrrrrrrrrrrrrrro !”

  10. Rogério Yokoyama disse:

    E a “premiação” ??? Vocês viram que fortuna ?
    Sinceramente……..Oremos de novo.

  11. Filipe disse:

    A vantagem de ser na esplanada é q leva mais público, mal ou bem divulga o esporte. Mas sim, poderia ser em um lugar mais legal, mas pra um criterium acho de boa.
    Nota: os bandidos que tem em Brasília são, principalmente, políticos do estado de São Paulo e Minas Gerais, portanto não precisam ter medo dos candangos de raíz q nem eu! Lembrando, o Arruda é mineiro de Itajubá.
    Vamo ter q aguentar o cléber machado falando q o pelotão agora tá em forma de pássaro, agora em forma de um urso e por ai vai… eu estarei lá prestigiando os atletas! Bora?

  12. Jucaxc disse:

    É Zaka vc está certo é uma prova de quarteirão . Na Europa essas provas são pra fazer humor , vide aquele criterium que o Cavendish sprint com apenas uma perna .
    Segundo o Cássião de Paiva isso não é ciclismo , mas infelizmente precisamos desse pouco espaço que há hoje .

  13. Jucaxc disse:

    Galvão Bueno do jeito que é burrão , vai falar :
    “Pedala, Pedala, Pedala Cachorrrrrrrrrrrrrrrro !”
    Ow Felipe , candango é gente boa foda é a trupe do colarinho branco que roubam com a caneta . Arruda vai dar mensalão pro vencedor !

  14. Conan disse:

    Zaka
    Sei que nossos dois países têm algumas diferenças em termos de linguagem falada e escrita, mas regra geral nós nos entendemos. Porém, ao ler o regulamento deste EVENTO, reparei na seguinte expressão, retirada do número 3. Regras gerais do evento, b.: “(…)inclusive direito de arena,(…). Será um “erro tipográfico” (direito de antena), ou essa é uma expressão com significado no Brasil?
    Considero muito curioso, para dizer o mínimo, o regulamento deste EVENTO. As regras gerais são fogo. Muitas delas violando claramente direitos de cidadania. Isso é maneira de tratar um ciclista? E aí no Brasil estão todos dispostos a isso? Repara no ponto s.: só porque o ciclista aceita (?) participar na prova, aceita a perda total de privacidade. É o cúmulo. Isso é assim no Brasil? Será admissível que uma pessoa, só porque é desportista, perca a condição de ser humano? E a confusão no tratamento do ciclista e da equipa. Afinal a participação é individual, portanto facultativa, ou são convidadas equipas e, caso a equipa aceite, os ciclistas são obrigados a participar na prova?

    • Zaka disse:

      Conan,
      O direito de arena é o direito que as entidades de prática desportiva (os organizadores) têm de negociar, autorizar ou não a fixação, transmissão ou retransmissão de imagem dos eventos que organizem e participem. Se não estou enganado, 20% do valor recebido pela entidade deve ser repartido em partes iguais aos participantes (no caso, os ciclistas). Assim, conforme esse regulamento, eles estão abrindo mão desse dinheiro.

      Quanto ao item “S” eu não tinha percebido. Não que seja regra no Brasil, mas pelo visto pra correr ao redor desse quarteirão, precisa acatar esse item (exemplificando: eu organizo provas de mountain bike – btt pra vocês – e de Audax/Randonnée e JAMAIS utilizo os endereços de e-mail para envio de spam ou forneço essas informações para terceiros). Concordo e acho um absurdo esse item estar no regulamento.

      O que vou dizer? Apesar de ser uma prova ruim (fraca no quesito circuito) é uma vitrine, uma das poucas onde existe uma transmissão ao vivo pela maior emissora de TV e todos querem aparecer.

      Abraço

  15. Filipe disse:

    Pode vir que vai ter panetone pra galera toda!
    Achei sacanagem tb não ter uma largada pro pessoal da OPEN. A 100km de Brasília teve, apesar der sido meio desorganizado, rolou umas duas horas de atraso.

  16. Chicorm disse:

    matou a pau o mapa do trajeto!

  17. Fellipe disse:

    sem puxar a sardinha pro meu lado, mas a esplanada é um circuito MUITO bom! são 3 faixas, asfalto muito bom, e apesar de não ter uma grande subida, existe um falso plano sim.
    A prova é complicada para os atletas, pois a velocidade varia muito de 30km/h(nas curvas) para 40…45km/h(e esse freia e arranca faz qualquer perna arder muuito!) e geralmente, ao final da corrida, a media horaria é de 42km/h pra cima… inclusive, quem tiver a oportunidade, deveria vir correr algum dia na esplanada, é um circuito de tradição em brasilia, e um dos melhores, sem duvidas…
    a organização deixa a desejar, porem, a prova em si é bem legal, é bem rapida, e quem gosta de sprints em massa, certamente vai adorar a chegada…

  18. chikoalencar disse:

    Aqui em BSB tem umas provas com “alma” boa, mas em geral (acredito eu pelas dificuldades e burocracias) acabam “mal organizadas” (mal organizadas entre aspas mesmo). Volta Gasol e Volta das Satélites, essa segunda eu acho a mais interessante, é uma prova dura, ainda mais pq é realizada no período de seca de BSB. infelizmente esse ano a volta das satélites não pode ser realizadas, mas tenho certeza que o Éder (creio que ele leia o blog) seria capaz de montar um critérium mais Legal, ainda acho que a esplanada pode ser utilizada, mas expandissem a distância.

  19. ei Zaka..
    faltou o perfil planialtimetrico do terreno
    mas vou facilitar pra galera, eu consegui agora há pouco:

    0min_________________________________________________50min

  20. ah não
    perdão
    eu vi agora a altimetria
    confundi com uma linha que tem um pouco mais acima , no blog
    rsrs
    foi mals

  21. Rogério Yokoyama-Palmas/TO disse:

    Na matéria do Glopo Esporte de hoje o comentarista disse que a velocidade média será entre 50 e 60 km/h e que no sprint a velocidade poderá chegar a 100 km/h !!!

    Afinal, será uma prova de ciclismo ou de moto ? xD

  22. :O
    rapaz .. eu to mais longe dos caras que eu pensava..
    eu vi esse comentário também..
    louco demais..

  23. Bortolin Furlanetto disse:

    Se não me engano foi o próprio Jose Rubens D´Elia que falou essa do sprint de 100km/h.

  24. PQP…
    E hoje pela manhã..
    No Bom dia Brasil:
    E no final de semana tivemos mais um confronto Brasil e Argentina, mas nessa nós levamos a melhor:
    Chamorro e Nilceu..
    É uma piada?
    rs
    Alguém, avisa para os repórteres que os dois correm juntos, por favor!!!!
    é cada uma..
    e sprint a 100 km/h? só se for no vácuo da moto que ajudava a galera toda hora..
    quem estava escapado e quem estava buscando..
    grudava na moto e virava o Super-homem.. teve um que manteve 60k/h por uma reta, se não me engano..

  25. tati disse:

    Melhor comentário ate o momento! Os reporteres deveriam tomar uma aula de ciclismo antes de falar, principalmente sobre rivalidade. E alguém por favor avisem as motos para não fazerem vácuo para os atletas, tava ridículo de ver!

    Apesar que se der vácuo para os sprinters ai sim chega a 100km/h. rsrsrsrsrs…Vai ver que era isso que o Delia estava prevendo.

    • Zaka disse:

      Me corrijam se eu estiver errado: o problema com as motos já aconteceu no ano passado: numa saída de curva a moto estava tão próxima que acabou derrubando um ou dois ciclistas.

  26. lembro-me de moto atrapalhando, não me lembro dessa queda, mas deve ter ocorrido sim