Merckxissimo

mk1

Em 1969 ele tinha apenas 24 anos e já tinha no seu currículo vitórias na Paris-Roubaix, Tour de Flanders, Milan-San Remo, Giro d’Italia e um Mundial.

No Tour ele vestiu a maillot jaune no CRE. Parecia que estava predestinado a vencer, já que foi exatamente na sua cidade natal, Wolue. Ganhou seis etapas e impressionou a todos no Tourmalet, andando em solitário por 130Km vestido de amarelo, coisa impensável nos nossos dias.

mk2

Ele abocanhou a camisa amarela, a verde de pontos, a de bolas vermelhas e o prêmio de combatividade. O ciclista que conseguiu ficar mais próximo dele, Pingeon Roger, acabou a estratosféricos 17 minutos e 54 segundos atrás.

Mesmo sendo um fenômeno, ele era humano: a foto abaixo demonstra o seu cansaço após tanto esforço.

mk6

ATUALIZAÇÃO: informação do Fernando Blanco: a foto de dor, acima, foi tirada em 1975, quando ele foi agredido na etapa em que perdeu o Maillot Jaune para B. Thevenet.

Merckxissimo foi seu primeiro apelido. Jacques Goddet, o diretor da prova foi o autor.

mk3

Anúncios

11 Responses to Merckxissimo

  1. Augusto disse:

    Interessante. Muito superior.

    E como era a personalidade dele?

  2. Augusto disse:

    Legal!

    Muito bom estudar personalidades como ele!

  3. Rogério Yokoyama-Palmas/TO disse:

    Como se diz aqui no Tocas :
    O cara era um “carrrrrálo” ! (Cavalo)

  4. Pedro (Barcellos Sports) disse:

    Um Mito do nosso esporte !! Pena não poder acompanhá-lo ao vivo!!!

    Mas daqui a 20 anos falarei de Contador, Lance, Cavendish, Haussler, Boonen… Hoje faço parte da história…

    Quem sabe não terei até um Blog rsss.. ótimo post!

    • Zaka disse:

      É por aí… eu também não vi ele correr (ao vivo) mas estamos sempre vendo a história acontecer. Vi a aposentadoria do Rei Leão, do ET. Assisti Pantani, Ullrich….

  5. Gabriel Sousa disse:

    Mercx a lenda.

  6. Antonio Carlos disse:

    Na sua estréia do Tour de France 1969 corria pela Peugeot ele ganhou todas as camisas e tinha somente 24 anos e não ganhou a camisa do melhor jovem porque ainda não tinham inventado esta categoria.

    Em 1968 ele estava pronto para estrear no Tour mas foi impedido pelo seu treinado e futuro sogro porque achava ainda muito novo.

    Aquela cara de sofrimento é que naquele tempo eles subiam os Alpes e os Pirineus com 42×23.
    e bicicletas mais pesadas que as atuais.

    é mole

    Nunca, mas nunca mesmo vamos ter outro igual ao Eddy Merckx…até os fãs mais fanáticos do “campionissimo” Fausto Cippi, já reconheceram.

    Muitos de voc?es não viram o Pelé jogar a não ser pelos filmes…mas nós sabemos que ele é imcomparável.

    è isso aí

    Eu sou Eu spu católico Apostólico Merckxissita.

  7. MAURO TEIXEIRA disse:

    FALAR O QUÊ SOBRE MERCKX!!! TODA VEZ QUE ANALISAMOS ALGUM GRANDE FEITO, RECORDE OU MARCAS NO CLICLISMO, O NOME É:MERCKX, MERCKX,MERCKX…O PIOR É TER QUE OUVIR FALAR SOBRE OS LANCE ARMSTRONGS DA VIDA!!! (CICLISTA MARQUETEIRO E DE UM SÓ PROVA)

  8. Fernando Blanco disse:

    Merckx, Le Cannibal, ganhava tudo, sempre. Segundo suas próprias palavras, era muito inseguro (por isso atacava tanto) e obsecado por vencer. Treinava sagradamente, com chuva, neve, vento. Mas quem convivia com ele dizia: era egoísta, centralizador, perfeccionista e chato – aliás, como quase todo campeão (acho que no ciclismo o Indurain é exceção que confirma a regra).

    Duas pequenas e respeitosas correções:
    (1) A foto de dor, acima, foi tirada em 1975, quando ele foi agredido na etapa em que perdeu o Maillot Jaune para B.Thevenet.
    (2) Em 1969 Merckx venceu o Tour pela Faema. Ele venceu o seu primeiro Giro e várias Clássicas pela Peugeot.

    Abrs

  9. José Carlos SBC/SP disse:

    Foi se o tempo que o ciclista colocava o calendário na geladeira e ia disputando as provas uma atras da outra. Hoje o ano começa e vc ja sabe que os “tops” só disputarão uma das grandes e algumas classicas. E como disse o Professor Antonio Carlos, a diferença de equipamento e brutal entre ontem e hoje. Quantas vitórias teve o Contador que foi considerado o melor do ano? a diferença é grande…..