Grazie, Pantani

Ontem (14/02) completaram-se 6 anos da ausência de Marco Pantani. Independente do seu histórico de doping, foi sem dúvida, um dos maiores escaladores de todos os tempos.

Era o tipo do sujeito que necessitava de apoio durante e após sua suspensão. Abandonado, depressivo, passou a utilizar drogas e, infelizmente, não retornou para a estrada.

9 respostas para Grazie, Pantani

  1. Gabriel Sousa disse:

    😦

  2. Gustavo (Campinas - SP) disse:

    Boa tarde Zaka, como vc frisou bem, independente do caso de doping, na minha opinião esse era o cara das montanhas (se tornou um verdadeiro MITO). Ao ponto do chorão Gilberto Simoni dizer que “ele escalava como os anjos” (post do seu blog do dia 08/02/09.
    Hoje o que se aproxima mais dele é sem duvida o Contador. Como é bonito ver Pantani ou Contador atacando e abrindo da concorrencia.

    Descanse em paz “El Pirata”

  3. Conan disse:

    Caro Zaka
    Não tenho procuração deste senhor, mas aquilo que ele escreve está de acordo com o meu entendimento deste assunto, a droga no desporto. Por isso, se puderem, leiam e reflictam.
    http://veloluso.blogspot.com/2010/02/ano-v-etapa-31.html

  4. Amoreira disse:

    Preciso conhecer mais da história do Pantani. O que me faz pensar e querer saber mais é o seguinte: mesmo com doping, ele parece perdoado. Será que se o Armstrong caísse em um positivo, teria o mesmo tratamento? Como nós amantes do esporte tratamos outros ex-dopados? A refletir.

  5. Jatsutsu disse:

    Também compartilho do ponto de vista do Amoreira. O que diferencia o Pantani dos demais ciclistas flagrados no dopping? Qual o motivo de idolatrar um ciclista que não foi nenhum bom exemplo de desportista?

    Obs.: Admiro o Pantani pelos feitos e conquistas, ele realmente escalava muito, mas como atleta, ele realmente não deve seguir de exemplo para ninguém.

  6. Fabrício disse:

    Tambem concordo, como saber se durante um de seus grandes feitos, ou durante sua preparação para os grandes feitos, o Pirata não estava aditivado… infelizmente como exemplo de desportista ele não serve… Olhem só o que o doping pode fazer com a historia de um ciclista… muito além de uma simples puncição de 2 anos.

  7. Jucaxc disse:

    Marco Pantani ” Il Pirata ” foi um dos ciclistas mais populares de seu tempo . Marco era celebrado em diversoos paises do mundo , e sobretudo na Itália sua fama era imensa , os tifosi iam para a estrada ver Il Pirata escalar as montanhas no Giro , e ele tinha um diferencial vs os outros ciclistas : Pantani cativava a imaginação das crianças , algo que acontece com outros , mas não na proporção que se via crianças vestidas de pirata durante o Giro di Italia .

    Pantani certa vez depois do terremoto que atingiu a cidade de Assis na Umbria ( cidade sagrada para os católicos )em 1997 , foi imediatamente prestar ajuda aos desabrigados . Um dia depois do sismo Pantani apareceu dirindo um caminhão Mercedes-Benz com mantimentos . Tal fato causou admirição ao Pirata , pois o governo italiano ainda estava ” engessado ” na ajuda .

    Vários motivos contribuiram para a derrocada de Marco a morte de seu fiel ” signore ” Luciano Pezzi e a morte de seu avô Sotero que tanto incentivou Marco foram devastadoras para ele . Mas segundo Tonina sua mãe o relacionamento e o fim do mesmo com Christina Jonsson foi um passo para o consumo de cocaina . Tonina acusa a dinamarquesa de ser a pessoa que viciou Marco na droga .

    Muitos dizem erroneamante que Marco Pantani foi um dopado , mas oque poucos sabem é que Marco nunca foi condenado em um tribunal seja pela UCI , WADA , AFDL , CONI ou CAS por doping . Sempre pairam indicios de tais fatos como os episódios do non-negative de Madonna di Campiglio ( 60% de hematócritos ) e da seringa no lixo do corredor do hotel que estava em 2002 . Ok ? e se tivesse pego ele com Actovegin igual LA , será que ele seria preso ? O grande Eddy Merckx falhou 3x ( calma , sou fanzão do canibal !!! ) … Como era o dia-dia na UCI e nos bastidores do ciclismo na Europa ?

    Pantani achava q de certa forma foi um para-raios para a mídia , uma vez que durante os anos 90 os casos de doping foram manchetes em todas as provas e ele teve uma enfaze a mais por menos . A midia italiana deu uma força a Pantani nos seus ultimos anos , mesmo quando ele entrou numa rua de sentido inico na contra-mão destuindo 8 carros com sua camionete , a midia italiana não divulgou tal fato . Mas o estrago já estva feito e Marco encontrou nas drogas um falso caminho que culminou com sua morte em Rimini em 2004 .

    Para os fans dele , será dificil ver outro ” Pantani ” nas estradas .

  8. Amoreira disse:

    Valeu, Juca… Só me deu mais vontade de pesquisar mais sobre o cara. De toda forma, ainda acredito que a reflexão vale a pena.