Marco Pantani

O texto abaixo foi publicado como comentário pelo Juca para tentar explicar o sentimento que os fãs sentem pelo mito do Pirata, achei interessante publicá-lo como um post.

“Marco Pantani ”Il Pirata” foi um dos ciclistas mais populares de seu tempo. Marco era celebrado em diversoos paises do mundo, e, sobretudo na Itália sua fama era imensa; os tifosi iam para a estrada ver Il Pirata escalar as montanhas no Giro. Ele tinha um diferencial com relação aos outros ciclistas: Pantani cativava a imaginação das crianças, algo que acontece com outros, mas não na proporção que se via crianças vestidas de pirata durante o Giro d’Italia.

Pantani certa vez depois do terremoto que atingiu a cidade de Assis na Umbria (cidade sagrada para os católicos) em 1997, foi imediatamente prestar ajuda aos desabrigados: um dia depois do sismo Pantani apareceu dirindo um caminhão Mercedes-Benz com mantimentos. Tal fato causou admiração ao Pirata, pois o governo italiano ainda estava ”engessado” na ajuda.

Vários motivos contribuiram para a derrocada de Marco: a morte de seu fiel ”signore” Luciano Pezzi e a morte de seu avô Sotero que tanto incentivou Marco foram devastadoras para ele. Mas segundo Tonina, sua mãe, o relacionamento e o fim do mesmo com Christina Jonsson foi um passo para o consumo de cocaína. Tonina acusa a dinamarquesa de ser a pessoa que viciou Marco na droga.

Muitos dizem erroneamante que Marco Pantani foi um dopado, mas o que poucos sabem é que Marco nunca foi condenado em um tribunal, seja pela UCI, WADA, AFDL , CONI ou CAS por doping. Sempre pairam indícios de tais fatos como os episódios do non-negative de Madonna di Campiglio (60% de hematócritos) e da seringa no lixo do corredor do hotel que estava em 2002 . Ok? E se tivesse pego ele com Actovegin igual LA, será que seria preso? O grande Eddy Merckx falhou 3x (calma , sou fanzão do canibal!!!) …

Como era o dia-dia na UCI e nos bastidores do ciclismo na Europa?

Pantani achava que de certa forma foi um para-raios para a mídia, uma vez que durante os anos 90 os casos de doping foram manchetes em todas as provas e ele teve uma enfaze a mais por menos. A mídia italiana deu uma força a Pantani nos seus últimos anos: mesmo quando ele entrou numa rua de sentido único na contra-mão destuindo 8 carros com sua camionete a mídia italiana não divulgou tal fato. Mas o estrago já estva feito e Marco encontrou nas drogas um falso caminho que culminou com sua morte em Rimini em 2004.

Para os fãs dele, será dificil ver outro ” Pantani ” nas estradas.”

9 respostas para Marco Pantani

  1. ALEX SANDER disse:

    VIVA PANTANI!!!!!!!!!!!!!!

  2. José Carlos SBC/SP disse:

    Já era fã do Pirata, agora sou do Juca também, rsssss

  3. sergio_alj disse:

    Oi malta!

    Não tem nada a ver com o assunto, mas amanhã começa a Volta ao Algarve (Portugal), que conta com a presença de 12 equipas do Pró-Tour!!

    Contador, McEwen, Leipheimer, Hushovd, Greipel, Sanchez, entre outros estarão presentes!!

  4. Andre disse:

    Concordo plenamente com o Juca. Logo depois de me casar , a minha esposa me deu uma Bianchi celeste com o selin com o lo0go do pirata. Creio que sera dificil aparecer um escalador agressivo e lutador como Marco.

  5. ivan begotti disse:

    Todos os que se arbitram em ser juízes e condenam pessoas como pantani e outros acaba sendo culpado de sua morte!O caso é que a pessoa paga por seu crime, mas nunca a mídia e o povão cessam de flagelar essas pessoas, ainda bem que o Vinokourov é cara de pau e não se deixa abater pela depressão!

  6. Renato disse:

    Concordo com o José Carlos SBC/SP! Viva o Juca, viva o Pantani!

  7. Jucaxc disse:

    O Ivan está certo em seu raciocínio . O Vino é cara de pau e durão , e não entrou em depressão rsrs .

    O Richard Virenque certa vez questionado sobre a morte de Marco Pantani disse :

    Eu só tenho a lamentar sua morte . Eu mesmo poderia ter partido para o mesmo caminho depois de 1998 , creio que sem a ajuda da minha familia e dos meus filhos eu não teria conseguido seguir em frente e talvez tivesse o mesmo destino de Pantani .

  8. Murilo disse:

    Pantani faz muita falta…

  9. Fabiano disse:

    As corridas de montanhas ñ são mais as mesmas…
    Excelente texto, parabens ao Juca e ao Zaca por compartilhar.
    Sempre fui grande fã do Marco e a cada ano(2001, 2002 e 2003) quando ñ via seu nome e nem o de sua equipe na largada do TDF, ficava até demotivado de acompanhar a transmissão.
    Depois desse texto, o admiro muito mais!
    Ah, e gostaria de perguntar a tds que acompanham o blog, ou quem sabe, pode ser um palpite para uma enquete…

    Qual TDF e GIRO vcs gostaram mais?
    Para mim que só assistir de 1995 para ká, então considerando esse como inicial, o TDF-1998 foi o melhor e giro, ñ posso nem opinar, pois só assistir o de 1999…

    Abraço a tds