Xacobeo Galícia, a polêmica

Notícia publicada hoje no Jornal Ciclismo:

O médico Rodríguez Bastida acusa os directores da Xacobeo Galicia de terem dispensado os seus serviços por quererem dopar os corredores na Volta a Espanha de 2009. “Sou uma vítima por não aceitar práticas de dopagem”, diz o clínico, citado pelo jornal La Voz de Galicia. Recordando que foi substituído, em plena Volta a Espanha, pelo colombiano Alberto Beltrán, até então médico da portuguesa Liberty Seguros, Bastida endurece o ataque: “Decidiram pôr-me na rua e substituir-me por um médico dopador, que já tinha sido detido em Itália por esse motivo e que vinha da Liberty com três casos de EPO às costas”, acusa.

Rodríguez Bastida barricou-se hoje nas instalações da Direcção-Geral dos Desportos da Junta Galega, exigindo o pagamento dos ordenados a que diz ter direito, pois garante ter contrato de trabalho até ao próximo mês de Novembro, estando sem remuneração desde a dispensa das funções.

A Fundação de Ciclismo Galego, que gere a equipa profissional, diz que não consentirá que a equipa e os seus desportistas sejam difamados, referindo-se às acusações do médico, mas não esclarecendo o que irá fazer quanto ao assunto. Quanto à questão laboral, a fundação indica que havia divergências desde 2008, que culminaram com a saída de Bastida em Setembro de 2009, data a partir da qual os representantes das duas partes estarão a negociar uma solução.

Lembrando que publiquei aqui mesmo, durante a Vuelta do ano passado a notícia de que o Dr. Rodríguez havia sido substituído pelo Beltrán e que, depois do fiasco da falecida Liberty Seguros portuguesa, Álvaro Pino, o diretor da Xacobeo (aquele da água), resolveu dispensar o segundo (não sei quem é o médico atual da equipe).

5 respostas para Xacobeo Galícia, a polêmica

  1. Juca disse:

    o médico atual é Elías Festa Cayuela .

  2. Anderson disse:

    Será que teremos mais uma equipe contaminada? Aguardemos…

  3. Antonio Carlos Alves disse:

    Eta nóis Juca.

    Que tal abrir um espaço: PERGUNTE AO JUCA.

  4. Nilceu disse:

    A equipe de um homem só…Ezequiel Mosquera…esse Dr. Bastida não aprendeu que doping faz parte da cultura esportiva espanhola????

  5. Gabriel Sousa disse:

    Isso ainda vai dar merd*… vai dar merd*