O Youtube e o ciclismo

Hoje vários leitores relataram que alguns vídeos que eu coloquei o link foram apagados do Youtube. Pois bem, fui pesquisar um pouco mais a fundo e encontrei algumas informações interessantes.

Há algum tempo os titulares da conta Word Cycling Archives e alguns outros deram a nós os grandes destaques das corridas Protour. Como espectadores, temos notícias e entretenimento de primeira e, dificilmente, esses espectadores se preocupam com a forma que esses arquivos são obtidos.

Mas a postagem de 10 minutos de uma corrida de 6 horas pelo jeito não é considerada inocente. A ASO, Eurosport e RAI querem os direitos de seu conteúdo respeitados.

Considere o caso do titular da conta acima que acumulou uma impressionante coleção de todos os tipos de clipes, desde aquelas que você pode pronunciar até aquelas na língua negra. O canal está muitas vezes na lista dos top 50 dos mais vistos do mês ou da semana. Isso mostra a popularidade que o ciclismo vem ganhando na Internet.

Mas essa conta não é nova e já havia recebido reclamações de empresas de mídia e até banida no passado.

Para nós que estávamos desfrutando dos clips do Giro o momento não poderia ser pior. O titular recebeu um pedido da RAI TV, o que o impede de continuar a fazendo uploads de clipes da corrida.

Um outro pedido semelhante foi feito pela Eurosport/TF1. Isso significa que possivelmente o canal será fechado – como já foi antes.

Não entendo muito de mídias e receitas e não consigo imaginar o quanto essas empresas “perdem” em receitas com 10 minutos de vídeos distribuidos de maneira não autorizada, sabendo que o público, na sua grande maioria, não tem acesso aos canais oficiais.

Anúncios

11 Responses to O Youtube e o ciclismo

  1. Will Barbosa Bike e etc. disse:

    AAAAAHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!!!!!

    nem me fale zaka!
    oloko…
    hj minha folga (a noite) fui seco e fiquei procurando q nem tonto….ae vim aqui e vi a galera chiando….

    odiei e to chupando dedo

    oq faremos agora pra assistir ao menos o ‘finzinho’ das etapas????

    abrax

  2. ronaldomoura disse:

    Esses caras são mais ou menos como trolls batendo nas próprias cabeças.
    Fecha um, abrem dez. Só pra mostrar pra eles que é possivel fazer.
    É a mesma discussão do mp3. Se você comprar um cd e ripar pro seu mp3 é pirataria, é crime. Só falta a ford e as outras montadoras começarem a pedir indenização pra quem empresta o carro pro amigo.
    Mundo velho administrado por velhos… mas eles morrerão primeiro, espero.

    Já que não tem tubo, tem reportagem sobre o Sartre
    http://www.elpais.com/articulo/deportes/via/crucis/Carlos/Sastre/elpepidep/20100517elpepidep_25/Tes

  3. Amoreira disse:

    fod#@$#@

    O triste é que esses canais de TV não investem em criar seus próprios conteúdos para internet. Querem manter apenas o que eles já sabem fazer e pronto.

    A briga´é semelhante ao que ocorre com a F1. Ao menos a FIA andou melhorando o site deles, colocando clipes das etapas e tals. Não resolveu, mas ajuda.

  4. Alberto Mussatto disse:

    Nossa é burrise, pq é através deles que as pessoas se tornam fã de alguém e compra coisas daquele atleta, ou os apetrechos e ainda mais o cara é tão viciado que faz a assinatura mais barata da net só pra assistir o Giro, aliás hj mandei vir direto dos estrangeiros o uniforme completo da RadioShack (mentira heheheh). Bom mudando de assunto, hoje a aula da faculdade estava tão boa que consegui assistir os finais do TOC e o professor blá blá blá, coisa boa! Outra, teremos o resumo completo da novela Passione aqui no blog? Sabe néh, tem esses sites de fofocas, mas um puxa pra cá outro pra lá e nem resumo é… teremos? Pelo os sprints do Cauã com o estilo do Armstrong?

    • Zaka disse:

      Com um pouco de sorte, não assisto nenhum capítulo dessa novela… agora cedo no serviço já vieram trocentos me perguntar se eu tinha assistido, etc, etc….

  5. ronaldomoura disse:

    Tu vi a novela Zaca, eu não vi (sério) mas o pessoal só fala nisso no meu msn…
    PArece que fizeram um boa oba legal com bikes no estilingão e tudo. quem deve ter ficado puto é quem tem que passar de bike por lá mas não pode pq é proibido circular bike e pessoas no estilingão, mas pra globo é outra lei

  6. Fernando Blanco disse:

    A galera aí em cima disse tudo. As mídias oficiais estão remando contra a pororoca e vão se afogar. Não tem volta: a internet e as redes sociais, o conteúdo gratuíto e uma minúscula perda de receita vieram para ficar…seria mais fácil eles disponibilizare tudo em seus canais oficiais, com todas as propagandas oficiais, pois assim aumentariam a visibilidade dos seus programas…
    Mas quem manda nestas empresas ainda é gente “analógica” e não “digital”. Mas logo muda.

  7. Facchini disse:

    É uma pena, mas os canais que transmitem oficialmente deveriam vincular esses compactos no youtube de forma oficial.

    Ou como faz a ESPN com o ESPN 360.

    Proibir só prejudica quem gosta do esporte, assim como fazem com a F1, entrou no youtube é cassado.

  8. victor barancelli disse:

    so tem uma coisa a dize

    QUE PORCARIA!!!

    BANDO DE MUQUIRANA!!!

  9. marcus vinicius disse:

    ATITUDE LAMENTÁVEL … POR ISSO O CICLISMO NACIONAL NÃO SAI DO LUGAR !

  10. Anderson disse:

    Querem fechar tudo numa caixa preta e dar a chave de ouro somente para quem souber a senha. Vamos parar de ser caçadores-moralistas(esse pessoal da TV, midias e afins) e permitir que o esporte possa ser divulgado. Ja ganham milhoes e nao estao contentes. Querem mais o quê? Control de world? Illuminati?