Alejandro Valverde suspenso por dois anos

Com alguns anos de atraso, outro corredor envolvido na Operación Puerto foi punido pela UCI.

O queridinho da imprensa espanhola já estava suspenso na Itália desde o ano passado e a suspensão anunciada hoje já era esperada, sendo que a principal dúvida era A PARTIR DE QUANDO e se suas vitórias seriam anuladas.

Mostrando uma complacência não muito comum, o TAS anunciou a suspensão a partir de 1o. de janeiro de 2010, mantendo todas as outras vitórias do espanhol, sendo anuladas portanto somente as vitórias da Romandia, Mediterrâneo e país Basco (analisando friamente, está certo, anula-se somente após a suspensão).

Vamos aguardar o desfecho dos acontecimentos: posso estar enganado, mas acho que não vai parar por aqui.

Anúncios

30 respostas para Alejandro Valverde suspenso por dois anos

  1. rafael robalo disse:

    https://twitter.com/simongerrans a reacçao de Gerrans!!!

  2. rafael robalo disse:

    eles nao se davam bem?!!

  3. Leandro disse:

    Diferentemente de achar que o Valverde está certo, não concordo com a forma como tudo aconteceu.

    Basso perdeu o Giro de 2006? Se o cara tá pagando por um erro de 2006 (o sangue com o DNA dele na geladeira), pq duvidar das vitórias dele hoje?

    Sei lá…acho que para fazer justiça os erraram forçaram a barra.

    • Zaka disse:

      Pois é. Essa suspensão tem um gosto estranho.
      Se era pra ser suspenso, deveria ter sido imediatamente, como foram outros e os triunfos da época serem retirados. Hoje ele está (pelo menos teoricamente) limpo.
      Claro que as coisas teriam um final diferente se ele não fosse espanhol e um juiz um tanto quanto suspeito (Serrano) não tivesse feito tudo o que estava ao seu alcance para encobrir os fatos.

  4. waldeir disse:

    por falar em doping . alguem acha que ja tinha visto de tudohttp://prologo.uol.com.br/scripts/materia/materia_det.asp?idMateria=4267

    doping eletronico é f….

  5. waldeir disse:

    e tem ate video – como do dopar a sua bike…

  6. Paulo Pegorini disse:

    Longe de achar que o Valverde seja inocente, mas e todos os outros implicados na suposta lista da Operaçõa Puerto? Pegaram o ciclismo para boi de piranha?

  7. rodrigo fieira disse:

    Leandro,
    a suspensão do Basso foi a partir de 2007, por isso não perdeu a maglia de 2006.
    Ele foi afastado do Tour de 2006 por “indícios” (posteriormente confirmados) de seu envolvimento na OP, mas não foi suspenso, tanto que foi contratado pela falecida (ou transformada) Discovery Chanel. Porém, só foi suspenso após a reabertura das investigações e a confissão em 2007, de que era o tal Birilo e que “queria” se “tratar” (uma versão ciclistica para a famosa frase do Clinton: “fumei, mas não traguei”). Lembrando que nenhum deles testou positivo pra coisa alguma.

    É estranho, particularmente acho injusto, mas juridicamente correto, que os títulos “invalidados” sejam aqueles conquistados após a suspensão, que no caso é válida a partir de janeiro 2010.

    Quanto ao fato de o ciclismo ter sido pego pra Cristo, temos que recordemos que o Pit só foi suspenso por insistência do CONI, na Espanha a OP já está apodrecendo à sete palmos. Os motivos acho que o Zaka já comentou…

  8. Leandro disse:

    Acho que o Valverde pode escolher entre os títulos do ano ou seis meses a menos de pena…

    Rodrigo, valeu pela cronologia. O Basso tentou fazer igual ao Valverde, mas não resistiu. Só faltou ele dizer: “O Giro eu ganhei limpo, o sangue era para vencer o Tour!”. hehehehe

  9. Juca disse:

    O Giro eu ganhei limpo, o sangue era para vencer o Tour!” boa frase Leandro !

    O Valverde tinha que ser punido mesmo ! o CONI usou o mesmo metodo com o Basso e Scarponi … DNA ou ADN (pros tugas ) .

    Pra comemorar sua punição vou até tomar uma cerveja hoje !

  10. Juca disse:

    Kkkkk acabei d ever o twitter do Gerrans !!!

  11. rafael robalo disse:

    http://tweetphoto.com/24940962 pré tour de france.

  12. vander disse:

    assisti ao video do motorzinho do seat tube
    realmente..
    tem lógica..
    e a pedalada do Cancellara nos momentos em q ele diz q é acionado o “kers” parece que continua igual antes, mas com uma potencia bem maior..
    ou é um motor ou ele é um alien

  13. Zeca Blak disse:

    Waldeir,
    É, no mínimo, suspeito. Quero ver, depois da divulgação desse video, a performance do Cancellara no Tour. Aguardo anciosamente.
    Raio X nas bikes antes, durante e depois das provas.
    Imagino os pórticos ao longo das etapas, todos serão grandes aparelhos de Raio X, igual ao de aeroporto. Ahaha! Rir pra não chorar.

  14. davisilveira disse:

    muito suspeito!! a primeira imagem feita do alto quando ha um ataque, ele vai junto senta no selin e com a mesma cadencia ele dispara…e os outros trechos tb fazem algum sentido…

    bom não é a toa q o chamam de motolara né, claro q fica no ar a duvida mas se um dia confirmada tem q banir um fdp desse do esporte.

    como seria pra vcs uma punição num caso desse? na minha opnião teria q banir pra sempre todo tipo de doping. a mulecada toda com medo nunca mais iria se dopar…

    treinar no frio na chuva no sol de 45° ninguem quer, agora se encher de porcaria pra ganhar hoje e morrer com 45/50 anos todo mundo nem pensa 2x.

  15. leonn disse:

    O esquema de manter a mesma cadência é fácil explicar: só colocar uma numa catraca menor ou numa coroa maior.

    Mas teve uma dessas corridas dele que ele venceu em que trocou de bike 3 (não tenho certeza do número, mas foi mais de uma vez) vezes por causa dos freios.

    Suspeito, muito suspeito. Vejamos se algo fica provado. Agora a UCI terá que fazer inspeção em todas as bikes de uma prova e colocar um selo “antitroca” em cada uma delas. Dependendo do evento deve dar mais 500!

    Davi,

    creio que a punição seria a mesma de doping: perde os títulos do período e punição de 2 anos.

    • Zaka disse:

      O que ainda ninguém mostrou é ONDE enfiar a bateria (pensem BEM antes de responder…). Bolsa de selim é que não é.

      Caramanhola falsa?

      Bateria do câmbio eletrônico?

      Dentro dos tubos?

      No bolso da camisa?

  16. Gabriel Sousa disse:

    É complicado saber a verdade sobre as bicicletas.
    Em relação ao Valverde nenhuma dúvida, se o sangue era dele tem que ser punido, alias deveria ter sido logo punido como foi o Basso e o Scarponi, mas a merda das autoridades espanholas tentaram defender o menino a todo custo.

  17. Zeca Blak disse:

    O que impede a(s) bateria(s) de ser(em) tb em formato cilíndrico? Ou sob medida pro tubo superior?
    Não confio mais nem no espelho!
    Vc´s reparam o sorrizinho maroto do Cassani falando que o cara que cedeu aquela bike pra matéria da RAI disse que pode ter gente no pelotão Pro usando???

  18. Fernando Blanco disse:

    Olha, se o Cancellara (ou qualquer ciclista de ponta) andou usando esta porra deste motor eu aposento a minha Bianchi e vou jogar golf (ou xadrez). É o fim do fim!
    Já o Valverde…que pena, mais um dos bons, daqueles que nos fazem sonhar se vai. Que podridão. O ciclismo se rendeu ao mundo dos homens. Tão podre quanto.

  19. Juca disse:

    Basso e Scarponi só foram punidos porquê o CONI iria fazer o DNA nas amostras , ae sabendo que a casa iria cair os dois sem vergonhas confessaram … e assim foi indo … ae numa etapa do Tour acabou na Italia , pegaram uma amostra do Valverde .. e plim plim ! era ele mesmo ! Mas como “quase” todo sem vergonha , ele nega ! ae o CONI provou !

  20. rodrigo fieira disse:

    Imagina a raiva que ele deve ter pego dos italianos.
    Mas por outro lado, a Itália pode ser a salvação,[sarcasmo on] como a punição por lá começou primeiro, deve acabar antes da punição a nível mundial, então, é só torcer pro Giro só ter etapas caseiras que ele pode retornar ao ciclismo na corsa rosa no próximo ano [sarcasmo off]… Mas ele não gosta de correr o Giro né?! que pena… 😉

  21. Juca disse:

    Agora nem a Média Paulista do Bellinati ele poderá correr kkkkkk

  22. Will Barbosa Bike e etc. disse:

    “Motorzinho na bike”:

    Meus Deus
    Se isso for verdade eu desacredito de vez no poder do homens em fazer trapaças!
    Imagina se aquelas pauladas do Cancellara sentado forem por causa desse merda de Doping Mecânico….
    coitado do Booneca….rs
    Tomara que seja tudo conversinha pra dar ibope…..TOMARA!

    “Valverde”: Antes tarde doque nunca…..tanta grana num serviu pra livrá-lo…….AINDA BEM!

  23. Fernando Blanco disse:

    É isso aí, Will, TOMARA!!!

  24. vander disse:

    Ei Leonn..
    sei que mudando a relação e continuando na mesma cadencia ele aumenta a potencia..
    mas o que eu me referi é que a expressão do Motolara não muda..
    e dá a impressão de que ele continua imprimindo a mesma força.. sei lá.. é estranho..
    mas, pode ser que quando ele mexe com a mão direita, ele realmente esteja descendo marcha e depois a cadencia continua.. e a potencia sobe..

    Prefiro continuar acreditando nisso, até que provem o contrário.

  25. leonn disse:

    Esperemos os fatos serem esclarecidos.

    Vander,

    eu só apontei uma possibilidade palpável ao fato do doping mecânico. Até aqui, sabemos que há um modo de fazer o tal doping e especulação a respeito quem pode te-lo usado. Nada foi provado. Pela minha formação, sou da área da exatas, cada um pode ter uma teoria, especulação, mas fatos são fatos e nesses que precisamos basear o julgamento final sobre qualquer questão. Senão seremos sempre injustos.

    Gostaria muito que isso fosse esclarecido. Eu ao contrário de outros que também torcem pelo Motoralla (e esperam que não seja a verdade o doping mecânico, pois desistiriam do ciclismo), não desistiria desse esporte. Não tenho o ser humano em boa conta, sei que pode fazer coisas maravilhosas, mas também crimes condenáveis por dinheiro, por fama, para obter prestígio e coisas nem sempre tangíveis (mas que ele ou outros valorizam).

    Como bom mineiro, sempre confio, desconfiando.

  26. Zeca Blak disse:

    Vc´s lembram o TTT do Tour no ano passado? O Cancellara ficou 50% do tempo com a cara no vento, puxando seu time. Na época comentei que parecia uma moto puxando o pelotão…
    Não condeno ninguém sem provas, mas aguardo ansioso seu desempenho no próximo Tour. Pra mim, se ele vacilar no Tour, não tem conversa: O danado usou o motorzinho do capeta em provas anteriores.

  27. Leitzke disse:

    De minha parte acho excelente que pegaram o ciclismo para “boi de piranha” na Operacion. Que limpem o ciclismo antes dos demais esportes. Quem sabe um dia ainda será modelo para as demais modalidades.

    Tá bom, agora eu fui meio utópico…mas sonhar não custa.