Maillots antigos

Para acompanhar a evolução do design.

1975

O padrão era: camisa de uma cor, uma faixa no peito de outra e o nome do patrocinador.

1989

Inventaram ou aprimoraram alguma técnica que já permitia que logotipos fossem estampados na camisa (exceto para a Atala😉 ).

2004

Entramos na era da impressão digital e suas facilidades. O céu é o limite.

5 respostas para Maillots antigos

  1. David_biker disse:

    Essa que tem a sigla R.M.O foi usada por Mauro Ribeiro e pelo bi-campeão da Paris Roubaix Marc Madiot. Acho que devem ter sido companheiros de equipe.
    Tenho uma genérica dessa Lotto Domo desde 2005.

  2. rodrigo fieira disse:

    – Legal este post, embora eu não consiga diferenciar na camisa a técnica de 89 e 04.
    – Eu achava que a “mais” criativa era a Euskatel (que nas fotos só dá pra saber o ano se tiver alguém de outra equipe junto), mas a Miche supera…

    – quase off, a equipe do uniforme mais sem sal do pelotão vai ter uma camiseta diferenciada este ano: a tricolor francesa.

  3. Fernando Blanco disse:

    Post muito bacana! Além da evolução do design, nos permite analisar a evolução dos patrocinadores. Reparem que nos anos 70 (e anteriores) havia um patrocinador e pronto. Também não haviam destaque com relação aos fabricantes dos uniformes, mas hoje eles pagam uma fortuna para destacar. Já as marcas de bicicletas anunciavam (Gitanes, Flandria, Atala, Peugeot, BH, etc.), e hoje patrocinam a equipe apenas fornecendo a bicicletas.
    Mas uma coisa não mudou: poucos patrocinadores de porte global estão presentes nas equipes de ciclismo. É um esporte de marcas regionais, diferentemente do tenis, golf, futebol, automobilismo, etc. Uma pena.

  4. Fernando Blanco disse:

    Ah, e haviam patrocinadores impensáveis hoje em dia: cervejaria (Maes Pils) e cigarros (Boule d’Or) – as duas belgas.
    E esqueci de incluir acima a lendária equipe Raleigh. Apesar da marca de bicicletas ser inglesa, a equipe era holandesa – uma espécie de tataravó da Rabobank.
    David – o Mauro Ribeiro correu nesta super equipe RMO, junto com Madiot e Charly Mottet, que também muita coisa importante nos anos 80, liderou o ranking da UCI e ciscou o pódium do Tour.

    • David_biker disse:

      Valeu Blanco pela informação. Realmente era uma equipe notável. O Madiot a frente da Française De Jeux é bem durão!
      Tem 2 filmes/documentários sobre a Roubaix e TDF que mostram bem tudo que rola dentro da Française De Jeux comandada pelo rígido Marc Madiot.