Comentários

Caros amigos e visitantes.

Venho relutando há algumas semanas em escrever sobre esse assunto. Porém, creio que está no momento antes que a coisa saia do controle.

Como todos que acompanham os comentários devem ter percebido, de algum tempo para cá as diferenças estão se acentuando de uma maneira que considero arriscada. São vários os temas: doping, ciclista preferido, ciclista detestado, resultado de prova, etc.

Apesar da maioria dos comentários (quase todos, diga-se de passagem) não ofender ou baixar de nível, algumas coisas simplesmente não tem solução, vencedor ou perdedor: é a mesma coisa que discutir sobre religião ou política, ninguém vai ceder e a discussão é interminável.

Recebi vários e-mails de leitores reclamando uns dos outros (não adianta perguntar, não vou citar nomes) e de seus comentários e/ou respostas. Vou ser sincero com vocês: eu tenho tempo e DEDICO o meu tempo para encontrar material interessante para escrever aqui, NÃO para ficar analisando e moderando comentários e comentaristas. Se eu precisar mudar o meu foco, a qualidade  e quantidade de artigos vai baixar e eu prefiro parar com o blog a fazer isso.

Não vou criar regras para comentários, por enquanto acho isso desnecessário, vou apenas dar algumas diretrizes:

  1. Quem postar mensagem ofensiva será moderado e seus comentários liberados após minha análise;
  2. Para evitar spam, mensagens com links são SEMPRE moderadas.
  3. Foi ofendido? Não retruque, mas me avise;
  4. Por favor, procurem manter suas respostas ou questionamentos dentro do foco principal da discussão;
  5. Evitem palavrões (que eu não uso no blog) e internetês (é chato). Evitem escrever em maiúsculas;
  6. E o mais importante: bom senso, gente. Bom senso, educação e sejam moderados nas suas respostas.

51 respostas para Comentários

  1. ivan disse:

    É só criar um site de relacionamento pra gente (se matar ) discutir o assunto kkkk!

  2. henrique disse:

    Uma das coisas que admiro neste blog é justamente isso: a racionalidade e clareza com que Zaka fala. Torço para todos lerem esse post e segui-lo, seria péssimo perder minha dose diaria de ciclismo em portugues

  3. Emílio Sant'Ana disse:

    Zaka abre 1min na geral!!

  4. Matias disse:

    Por favor ZAKA, comente sobre a 9 de julho 2010, prova mais tradicional e clássica do Brasil, que aconteceu na última sexta-feira com mais uma vitória espetacular do Chamorro. Muito obrigado!

  5. Juca disse:

    Gaúcho só tenho uma coisa a falar …

    brincadeirinha! foi só pra quebrar o clima!
    abraço

  6. vander disse:

    apoiado

  7. ronaldomoura disse:

    Se não der para excluir esses usuários, é melhor bloquear os comentários (caso o pessoal não mude a postura). Melhor que virar moderador ou acabar com o Maglia. Não será a mesma coisa sem a interação dos comentários mas neste caso a audiência tem obrigação de manter o excelente nível de idéias, argumentos e educação do espaço.

  8. Ricardo disse:

    Apoiado in totum !

  9. Bruno F Tiggemann disse:

    Amén!

  10. Will Barbosa Bike e etc. disse:

    opa, chefe!
    apoiado.
    eu desde já me desculpo pelo ‘internetês’ e o ‘caps lock’ as vezes
    abraço a todos e vida longa ao Maglia
    vamos colaborar pô!

  11. Zeca Blak disse:

    Anotado!

  12. speed disse:

    Grande Zaka! Apoiado! Amém (4)!

    • mika disse:

      Zaka, esse comentário do Speed é meu, esqueci de mudar meu usuário, esse usuário eu utilizo em um grupo de corrida virtual (jogo simuladores de corrida).
      Abraços.

  13. Viley disse:

    apoiado..
    cruj, cruj, tchau :p

  14. Luis Porto disse:

    É isso… simples e direto.

    abs!

  15. Fabricio disse:

    Legal, tinha gente achando que era dono do espaço e dono da verdade! Ja tava ficando chato…..

  16. ( vandinho ) G. de Oliveira disse:

    Amém (5)!!!
    Espero que realmente isso seja entendido pelos fanfarões rsrsrsr
    Valeu grande mestre

  17. Fernando Blanco disse:

    Valeu, Zaka!

    As coisas inconvenientes que você vem detectando são frutos, justamente, do sucesso deste espaço. As pessoas se apaixonam pelas suas causas e colocam estas paixões para fora – e como somos humanos, o fazemos de forma exagerada, infelizmente. Eu, que sempre escrevo demais, dou a mão à palmatória.

    Sugestões:

    1. Para você: acho que você tem todo direito de contatar os inconvenientes e registrar a sua posição, dar a diretriz, etc. E se isso não der resultado … censurar mesmo. Eu já tive um blog muito visitado e não deixava bagunçarem com ele, não.

    2. Para todos nós: o melhor jeito de eliminar os exagerados é…ignorá-los. É não dar palco. É não comentar, debater, criticar, pois isto apenas dá mais motivo para os exagerados…continuarem a exagerarem. E isto serve para mim também, pois, como disse acima, eu escrevo demais…

    Enfim, copiando um colega acima, Vida Longa ao Maglia Rosa, e que o Zaka continue nos agraciando com este belíssimo trabalho!

    • leonn disse:

      Blanco,

      escrever demais com bom poder de síntese e concisão como você faz é sempre bem vindo. Particularmente tenho adorado seus comentários sobre o Tour. Essa minha opinião.

      • Fernando Blanco disse:

        Muito obrigado pelas suas palavras, Leonn!

      • vander disse:

        Concordo, Leonn.
        Também da gosto de ler o que escrevem alguns por aqui.
        Mas de uns tempos pra cá, eu passei a ler menos os comentários de alguns, ou melhor, de um leitor.. como diz o Blanco.. o lance é ignorar mesmo.
        E vamos continuar respeitando uns aos outros que nunca teremos problema.

        • Will Barbosa Bike e etc. disse:

          lance….opa, cuidado pra não dar-mos margem….hhuhuhuhh
          brincadeirinha só pra descontrair, vander.
          abraço a todos!

  18. leonn disse:

    Zaka,

    meu herói! Desteto o caps indiscriminado e internetês! Agora acho que perdi alguma coisa dos comentários. Ultimamente ando filtrando um bocado deles, há alguns que nem perco tempo lendo.

  19. Antonio Carlos Alves disse:

    Eu acho que tem toda a razão.

    Da minha parte pode ficar tranquilo que jamias entrarei em polêmica com quer que seja.

    Tenho a minha opinião formada sobre o ciclismo e ciclistas em geral.

    Maglia Rosa é mais que um blog…esclarecedor, informativo em todas ss áreas do ciclismo speed. É dificil pensar em viver sem ele.

    Abraços

    Zaka

  20. fabio_bsb disse:

    Pode soar estranho mas talvez uma solução seria limitar o tamanho do espaço para comentários.

    Não sei se estou correto, mas aparentemente os comentários que causaram problemas são looonnnggggooos.

    Eu particularmente não tenho tempo para lê-los nem para escrever coisas muito rebuscadas. (esta é a maior participação minha neste espaço)

    Quanto ao assunto que deu problema, isto se repete em todo forum de discussão sobre ciclismo (exemplo http://www.roadbikereview.com).

    Zaka, filtrar e bloquear os usuários te deixará louco.

    Abraço a todos e VIVA O CICLISMO.

  21. wilson disse:

    Apoiado!

  22. Mauricio disse:

    Raramente leio os comentarios… o que interessa é o blog Maglia Rosa..

  23. Fabiano disse:

    Apoiado ! ! ! ! ! ! !
    Vida longa ao Maglia Rosa!
    Zaca, apesar de ñ comentar muito, estou sempre ligado no blog, já que sempre encontro excelente conteudo, prova de sua competencia!
    Parabens!
    Abraços

    • Fabiano disse:

      Ops. “ñ” – internetês
      Eu li tudo viu, é que já se tornou um vicio a abreviação do “não”…. kkk

  24. Fernando Blanco disse:

    Off-topic: os brigões fizeram as pazes.

    No link abaixo tem até a foto dos ibéricos se cumprimentando. É válido que voltaram as boas e se desculparam mutuamente, mas eu acho que a multa aplicada acabou saindo barata para tamanha falta de civilidade.

    http://reviews.roadbikereview.com/blog/tour-de-france-2010-stage-7-results/

  25. Augusto disse:

    Vida longa ao patrão e ao blog.

    Creio que as polêmicas são mostra de sucesso e penetração na sociedade. Faz parte.

    Controlá-la com regras claras também faz parte.

    Sugiro não esquecermos que as brincadeiras devem ser tratadas como tal e quando elas forem transportadas para o campo pessoal ou do delírio imaginativo isso deve ser pontuado.

    Forte abraço e sucesso a todos!

  26. Lobo disse:

    A bronca veio na hora certa. O negócio tem que ter regra mesmo.

    O pior é que as pessoas “falam” coisas e tomam certas atitudes porque estão com o “manto” do anonimato. Jamais fariam isso, p.ex num pelotão ou grupo.

    Apesar de não postar, eu visito bastante o Maglia e é bem chato esse tipo de situação.

    Abraço a todos

  27. Marcelo Tavares disse:

    Acho que o caminho da liberdade e diversidade é por aí, respeitando-nos uns aos outros. Parabéns Zaka!!!

  28. Thomas Rost disse:

    O problema é que, fora os meus comentários, ninguém escreve nada que presta !!😉

  29. MARCIONE KRAI disse:

    …é isso ai Zaca,mais calma gurizada, menos conversa mais pedal , eheheheheh

  30. flavio disse:

    gostaria de saber oq aconteceu com o andrey ortiz da padaria real???o cara sumio das provas

  31. flavio disse:

    O ZAKA
    porque não aprovou meu comentario?